domingo, 2 de janeiro de 2011

Torta Holandesa

Quando era adolescente, adorava assistir a programas de culinária. Eu era fã da Isamara Amâncio, culinarista que aparecia no programa Note e Anote, apresentado pela Ana Maria Braga, na Record. Sempre cozinhava um bolo ou uma torta doce que eu babava e quase comia a TV!

Um dia ela ensinou a receita da torta holandesa. Anotei tudinho, testei e o melhor: funcionou! Fiz esta torta para o Gu, quando éramos namorados. Ele diz que só casou comigo por causa da torta (pode uma coisa dessa?!?!)! E ainda reclama, porque fiz a torta só mais uma vez depois deste dia...

No nosso primeiro Natal na Austrália, em 2009, decidi levar esta torta, já que era uma receita que dificilmente daria errado. O único problema é que não dei muita importância ao fato de estarmos do outro lado do mundo, não conhecer os ingredientes direito, não "dominar" a cozinha nova, pois tínhamos acabado de nos mudar e comprar só o estritamente necessário...

Mas como sou precavida, fiz um teste antes de preparar a receita que ia compor a ceia do Natal. Vou confessar: depois da aventura da compra dos ingredientes, a torta-teste ficou melhor que a torta do Natal... Coisas da vida.

Este ano, decidi preparar novamente a torta, porque eu tinha que acertar a receita! E valeu a pena, ficou boa e bonita. Com direito até a Papai Noel enfeitando! Espero que gostem!

Quem quiser ler a aventura descrita por Guguru em 2009, clique aqui.


*************
Torta Holandesa

Ingredientes:

Creme:
* 1 lata de leite condensado
* 1 lata de creme de leite com soro
* ¼ copo de água
* 12g de gelatina em pó sem sabor
* ½ lata de creme de leite sem soro
* 200g de margarina cremes
* 1 colher (sopa) de essência de baunilha
* 2 caixas de calipso

Cobertura:
* 50g de chocolate meio amargo
* 100g de chocolate ao leite
* 1 colher (sobremesa) de açúcar de confeiteiro peneirado
* 1 colher (sobremesa) de azeite
* 1 colher (chá) de baunilha
* ½ lata de creme de leite sem soro

Modo de Preparo:

Creme:
1. Levar ao fogo o leite condensado, o creme de leite com soro e a gelatina dissolvida na água (polvilhar a gelatina na água, mexendo até dissolver) até formar um creme. Deixar esfriar.

2. Bater na batedeira a meia lata de creme de leite sem soro, a margarina e a baunilha por 10 minutos.

3. Misturar o 1º creme frio e bater ligeiramente na batedeira só para misturar.

Montagem:
1. No prato onde será servida a torta, colocar um aro (desmontável). Forrar com as bolachas com o chocolate para baixo (fundo e bordas).

2. Jogar o creme e levar ao freezer por 2 horas.

Cobertura:
1. Derreter os chocolates e misturá-los.

2. Juntar o açúcar, o azeite e o creme de leite (não muito gelado). Aquecer um pouco no microondas (20 segundos) só para alisar mais fácil. Jogar sobre a torta já congelada.

3. Fazer um bico de confeitar com papel manteiga ou um saco plástico e colocar chocolate branco derretido para enfeitar (fazer riscos).

Dicas:
Para o Papai Noel, eu imprimi um desenho que achei na internet (ajustei ao tamanho desejado), coloquei um papel manteiga por cima do desenho e com o bico de confeiteiro, fiz o contorno. Deixar secar e depois transferir cuidadosamente para a torta já pronta.
Fazer a torta um dia antes, fica ainda mais gostosa!


4 comentários:

  1. Hmmmmmm deve ser muito boa! Qdo for te visitar vou querer experimentar :-P
    E que fofo o papai noel!

    beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Fá, pode deixar que eu preparo a torta no dia de sua chegada! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Em vez de bolacha Calipso qual você usa, Tati?

    ResponderExcluir
  4. Flá, eu usei Caramel Crowns, da Arnotts. Mas os biscoitos da base ficaram muito duros, difíceis de cortar. Da próxima vez, assim como fiz em 2009, para a base vou usar o Scotch Finger, que parece com bolacha maisena, pois este amolece com o creme e fica mais gostoso.

    ResponderExcluir