sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bolo de Cenoura

Todo mundo tem uma receita que considera "infalível", daquelas que quando o calo aperta e não temos tempo ou inspiração, recorremos a ela.

Nesta categoria de receitas está o meu bolo de cenoura. É muuuuito fácil, rápido e o resultado é garantido!

Para mim, a maior prova pela qual o bolo passou (e com louvor) foi aqui na Austrália. Como já devo ter dito, a Austrália é um país multi-cultural. Para se ter uma ideia, meu marido, Gustavo, trabalha com indianos e chineses, num banco legitimamente australiano. Talvez ele se encontre com um ou dois australianos de vez em quando, mas parece que esta é a raça que menos tem por aqui!

E tantas culturas diferentes me levam a pensar em uma só coisa: é difícil agradar a todos os paladares, ou pelo menos à maioria. Um dia preparei o bolo e o Gu levou para o serviço. Muitas pessoas gostaram, inclusive pediram a receita. Fiquei feliz.

Devido às inundações que estão destruindo o nordeste do país, todos estão mobilizados para arrecadar fundos para ajudar a reconstruir as cidades atingidas. Esta semana pediram para cada funcionário da área do Gu levar um prato, que seria vendido e o dinheiro arrecadado seria destinado às vítimas das enchentes. Uma das funcionárias que foi pedir o prato para o Gustavo, não hesitou e disse: "Carrot cake, Gus!!" ("Bolo de cenoura, Gus!")

Pedido atendido! Preparei o bolo no dia anterior, confesso que ficou bem longe de ser um dos melhores que já fiz, mas mesmo assim fez sucesso: o Gustavo nem viu ele ser vendido, quando chegou a forma estava vazia. E no fim do dia ainda recebeu elogios de uma das indianas.

Bom, depois desta prova de que o bolo agrada até o paladar de australianos, indianos e chineses... vale a pena testar!


*************
Bolo de Cenoura

Ingredientes:

Massa:
* 2 xícaras de farinha de trigo
* 2 xícaras de açúcar
* 3/4 copo de óleo
* 3 cenouras médias
* 3 ovos
* 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
* 1 xícara de açúcar
* 1 xícara de chocolate em pó
* leite

Modo de Preparo:

1. Bater bem os ovos, as cenouras e o óleo no liquidificador.

2. Numa vasilha, colocar a farinha e o açúcar. Adicionar aos poucos a mistura do liquidificador e misturar bem com uma espátula, até a massa ficar homogênea. Por fim, adicionar o fermento. Assar em forno médio.

3. Para a cobertura, misturar o açúcar e o chocolate. Adicionar um pouco de leite (1 a 2 colheres) e misturar. Colocar mais leite (aos poucos) até virar uma mistura homogênea e espessa, como uma "massa", não líquida. Colocar sobre o bolo depois de assado, ainda quente, pois a cobertura derrete.

2 comentários:

  1. Que del~icia, Tati!
    Da prõxima vez mande o bolo de fubâ e vamos ver se eles tb irao saborear como a sua familia!!
    Parabens....e ah, e verdade, eh terra de chineses e indianos...
    Beijos, mami.

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo o bolo depois deixo comentarios bjs

    ResponderExcluir