domingo, 2 de janeiro de 2011

Tender de Natal

Feliz Ano Novo a todos!! Que 2011 seja um ano repleto de realizações, paz, amor e muitas alegrias!!

Nosso Natal foi maravilhoso, assim como no ano passado, passamos cercado de muitos amigos, muita alegria e mesa farta! Para dividir as tarefas, cada família leva um prato doce e um salgado para a ceia. Em 2009, como estávamos desembarcando em Sydney e montando a casa, decidi levar uma massa fresca (que comprei pronta) e uma torta holandesa. A história da torta eu conto no próximo post.

Neste Natal, após muita aventura na cozinha ao longo do ano, eu tinha que me superar. Criei coragem e decidi levar um tender como prato salgado. Nos Natais no Brasil, não era minha mãe que fazia o tender, então eu não tinha muitas dicas... Pedi ajuda para uma tia e comecei a vasculhar a internet. Encontrei uma receita simples, fácil e que ficou bem gostosa. Por isso quero compartilhá-la.


*************
Tender Natalino

Ingredientes:

* 1 tender
* 1 copo de vinho branco seco
* 1 copo de calda de abacaxi
* 1 copo de suco de laranja
* 1/2 copo de Karo (glucose de milho)
* cravos-da-índia
* Rodelas de abacaxi em calda para decorar
* Pêssegos em calda para decorar
* Ameixas pretas e cerejas para decorar

Modo de Preparo:

1. Com uma faca de ponta, risque o tender formando losangos e espete um cravo nos cruzamentos dos riscos.

2. Jogue o Karo sobre o tender, regue com o vinho, a calda de abacaxi e o suco de laranja e asse em forno quente até ficar caramelizado. Periodicamente, abra o forno e regue o tender com a calda que estiver na assadeira.

3. Aqueça as frutas numa panela com a calda do tender (já assado).

4. Coloque o tender em uma travessa e decore com as frutas.

Dicas: Assar o tender perto do horário de servir, porque fica mais bonito. Nos últimos 10 minutos de forno, se desejar, jogar mais Karo que dará um brilho especial! Se não tiver Karo, pode usar mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário