domingo, 26 de agosto de 2012

Torta de Espinafre, Azeitonas e Pinolis

Gosto bastante de receitas como esta, que levam ingredientes saudáveis e a tornam nutritiva e adequada para crianças também. O melhor de tudo? É facílima e rápida de preparar, principalmente se você já tiver a massa pronta congelada!


 *************
Torta de Espinafre, Azeitonas e Pinolis 
Serve 6 pessoas 

Ingredientes: 

* 2 colheres (sopa) de azeite
* 1 cebola roxa (se não tiver, pode usar a marrom)
* 200g de espinafre baby (se não encontrar, use espinafre comum, mas rasgue um pouco as folhas para ficarem menor)
* 1 xícara de azeitonas pretas, sem caroço
* 125g de cream cheese, quebrado em pedaços de 1cm
* 4 ovos
* 1/2 xícara de creme de leite
* Sal e pimenta
* 2 colheres (sopa) de pinolis (conhecido como pine nuts na Austrália)
* 2 folhas de massa pronta congelada (shortcrust pastry). Se não tiver a massa pronta, pode fazer a mesma receita da massa da Quiche de Abobrinha.

Modo de Preparo:

1. Unte levemente com óleo uma forma média de aro removível e cubra com a massa, fundo e laterais. Nas laterais, deixe uma sobra pequena para fora, porque a massa encolhe um pouquinho quando assa. Com um garfo, faça furinhos na massa e leve para assar em forno pré-aquecido (200 graus) por 8-10 minutos ou até que fique um pouco corada. Tire do forno e deixe esfriar.

2. Aqueça o azeite numa panela, frite a cebola até amolecer. Acrescente o espinafre e as azeitonas e cozinhe rapidamente até o espinafre murchar. Deixe esfriar.

3. Sobre a massa assada, espalhe a mistura de espinafre e por cima os pedaços de cream cheese. Bata os ovos com o creme de leite e acrescente sal e pimenta para temperar. Jogue sobre a torta. Por último, jogue os pinolis e leve a torta ao forno moderado (160 graus) por mais 20-30 minutos até que cozinhe (eu testei usando um palito de dente, até a mistura de ovos estar durinha).

4. Sirva com salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário