terça-feira, 31 de agosto de 2010

Moussaka

A moussaka é um prato típico do Oriente Médio, mais especificamente das cozinhas grega e turca. Viajou o mundo todo, sempre sofrendo algumas adaptações. Todas as versões são à base de berinjela, tomate e carne moída. A moussaka grega é feita em camadas e com molho branco por cima. Já a turca não é em camadas, os ingredientes são refogados ao mesmo tempo. A versão brasileira provavelmente resultou na lasanha de berinjela.

Fiz este prato há algum tempo (a versão grega), mas como a foto ficou péssima, fiquei enrolando para apresentá-la no blog... Mas decidi esquecer a "cara" do prato e pensar só no sabor, que ficou muito bom!



*************
Moussaka

Serve 6 pessoas

Ingredientes:

* 1/3 xícara de farinha de rosca
* 1/4 xícara de azeite
* 1 cebola picada
* 2 dentes de alho picados
* 450g de carne moída (usei metade de carne de porco e metade de vitela, como dizia a receita, mas há várias receitas que usam carne bovina)
* uma lata de tomates sem pele (400g)
* 1/4 xícara de orégano fresco picado (usei o seco, em menor quantidade)
* 1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica (apesar do nome, ela não é ardida, juro!)
* 2 berinjelas grandes, cortadas em fatias (rodelas) de 1cm
* 60g de manteiga
* 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
* 1 e 1/2 xícara de leite
* 1 ovo, ligeiramente batido
* uma pitada de noz moscada
* 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
* 1/2 xícara de mussarela ralada

Modo de Preparo:

1. Aquecer uma colher (sopa) de azeite numa panela e refogar a carne. Adicionar a cebola e o alho. Depois de refogados, acrescentar os tomates, orégano, pimenta-da-jamaica e cozinhar por 20 minutos.
2. Aquecer uma frigideira grande, picelar as rodelas de berinjela com azeite e fritá-las, aos poucos, até ficarem coradas.
3. Para o molho branco, derreter a manteiga numa panela, adicionar a farinha e cozinhar por 2 minutos. Acrescentar o leite aos poucos, mexendo sempre para dissolver a farinha. Cozinhar até que o molho ferva, apagar o fogo e adicionar a noz moscada e o ovo.
4. Untar um pirex grande com azeite e farinha de rosca. Colocar um terço das rodelas de berinjela, metade do molho de carne e polvilhar com um terço dos queijos e o que sobrou da farinha de rosca. Repetir as camadas, finalizando com molho branco e queijos. Assar em forno pré-aquecido, 180 graus, por 45 minutos ou até que esteja gratinado.

2 comentários:

  1. TaTi, está "yummy" e don't worry, pergunte pro Gú se não vai tudo misturar na barriga? Eu ADOREI, vou fazer.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei To!!!! To morrendo de fome e aparência não é tudo!!!! Quero comerrrrrrrr!!! Rs!!! Bjssss

    ResponderExcluir