quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Couscous

Há alguns meses, passou na TV um programa chamado "Biggest Loser", um reality show com participantes acima do peso que ficam confinados num lugar e literalmente suam a camisa para emagrecer. Eu já tinha visto este programa na TV paga no Brasil, se não me engano chamava-se "Perder para Ganhar".

O legal do programa na "versão australiana" é que toda semana tinha uma aula de culinária, onde a professora apresentava pratos gostosos e não muito calóricos, mostrando para os "gordinhos" que comida saudável também pode ser gostosa.

Anotei várias receitas, hoje apresentarei o Couscous com Lentilhas. O couscous que utilizam por aqui é conhecido como couscous marroquino no Brasil. Após uma rápida pesquisa na maior enciclopédia da Internet, o Wikipedia, couscous (marroquino) é um preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo.

Mas o que é sêmola? Sêmola, ou semolina, é o nome dado ao resultado da moagem incompleta de cereais. Ela possui textura granulada, geralmente grossa, obtida da moagem de grãos duros, sendo a parte nobre do trigo, milho ou arroz. Nada como um pouco de cultura... :-)

O prato é bem fácil de ser preparado e fica muito gostoso. Melhor ainda: não vai gordura nenhuma e pouco sal.



*************
Couscous com Lentilhas

Serve 4 pessoas

Ingredientes:

* 1 xícara de lentilhas
* 1 litro de caldo de vegetais, com pouco sal
* 1 alho-poró, picado
* 2 dentes de alho amassados
* 2 talos de salsão picados
* 1 xícara de couscous
* raspas de 1 limão amarelo
* 1 xícara de iogurte natural
* 2 colheres (sopa) de salsinha picada
* 2 xícaras de batatas picadas (a receita original é com batata-doce, mas a da Austrália é diferente da do Brasil, então fica a critério do cozinheiro!)
* 2 colheres (chá) de manjerona (opcional)

Modo de Preparo:

1. Lavar as lentilhas e deixar de molho por algumas horas.
2. Numa panela, colocar a lentilha, o caldo de vegetais, o alho-poró, o alho, as batatas, o salsão e a manjerona. Levar ao fogo e ferver até as lentilhas ficarem macias. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. As lentilhas deverão estar macias e o caldo reduzido.
3. Para o couscous, ferver uma xícara de água, tirar do fogo e adicionar o couscous e as raspas de limão. Mexer e tampar por 5 minutos até que o líquido seja absorvido. Com um garfo, mexer o couscous para soltar os grãos.
4. Para servir, dividir o couscous em 4 pratos, adicionar a lentilha e uma colher de iogurte por cima. Salpicar com salsinha.

Um comentário: