sábado, 7 de agosto de 2010

Nova Aventura: Massa Caseira

Já comentei muito no outro blog que a Austrália muda as pessoas (neste caso os imigrantes, principalmente brasileiros), porque elas começam a fazer coisas que nunca imaginaram antes... E mais uma vez isso aconteceu comigo. Há um mês, fomos ajudar na mudança de um casal de amigos e saímos de lá com uma máquina de fazer massa. Massa era uma coisa que eu achava que nunca faria, mas como estou na Austrália...

Hoje, sabadão, acordei e logo comecei a pensar no almoço. "Talvez um arroz de forno com uma carne, bem simples...". Pensa, pensa, pensa mais um pouco... "E que tal uma massa caseira? Afinal, hoje é sábado, não temos compromisso marcado, tenho todo o tempo do mundo para esta experiência!"

Lá fui eu com marido a tira-colo no supermercado comprar os ingredientes da receita eleita, mais uma apresentada no "Biggest Loser". A aventura na cozinha começou ao meio-dia, com o maridão ajudando bastante: lavou a louça que dormiu na pia, foi (de novo!) ao mercado comprar o que tínhamos esquecido, sem contar o apoio moral. Graças ao braço direito dos tempos modernos, a Internet, achei um blog que explicava passo-a-passo, detalhadamente, todo o método para fazer uma massa, inclusive como usar a máquina.

Confesso que achei que não daria certo, pois minha massa parecia muito seca e dura. Mas depois de muita batalha, muito suor e pouca esperança no resultado final, finalmente o tagliatelli estava pronto. Claro que todo este trabalhão com a massa já era esperado, então o molho foi escolhido a dedo, por ser beeeem fácil.

E não é que ficou bom? Ufa, esforço recompensado. Detalhe: o almoço virou quase um jantar, pois foi servido às 16h! Mas não se assustem, é que eu sou beeeem devagar mesmo! Mesmo com o apoio do marido, infelizmente não tenho a Aparecida, a ajudante da Ofélia que fazia praticamente tudo para ela na saudosa "A Cozinha Maravilhosa da Ofélia". Nossa, agora me superei, busquei esta memória lá no fundo do baú! Muita gente não sabe nem quem foi a Ofélia!

A seguir está a receita original do site, como fiz. Mas vou fazer umas observações ao longo dela, pois acho que tem potencial para ficar ainda melhor!


*************
Tagliatelli com Cogumelos Frescos

Serve 3-4 pessoas

Ingredientes:

* 200g de tagliatelli
* 300g de cogumelos frescos, lavados com uma escova e cortados em pedaços
* 80g de manteiga
* 3 dentes de alho picados
* 1/2 copo de chardonnay ou outro vinho branco (não doce!)
* 1/2 xícara de salsinha picada (da próxima vez testarei com manjericão fresco, pois acho que ficará mais gostoso)
* Raspas de meio limão amarelo
* 2 colheres (sopa) de mascarpone (acredito que funcione também com cream cheese)
* 40g de parmesão ralado
* sal e pimenta a gosto
* azeite para servir

Modo de Preparo:

1. Derreter a manteiga numa panela ou frigideira grande. Acrescentar o alho e fritar por um minuto, sem que ele escureça.
2. Aumentar o fogo, acrescentar os cogumelos frescos, mexer por dois minutos e adicionar o vinho branco.
3. Aguardar o vinho reduzir um pouco, até evaporar o álcool, temperar com sal e pimenta e retirar a panela do fogo.
4. Cozinhar a massa em água com sal e escorrer. Reservar um copo da água do cozimento.
5. Adicionar a massa cozida na panela com os cogumelos e, em fogo brando, acrescentar o mascarpone, raspas de limão, o parmesão e o copo de água do cozimento do macarrão. Mexer até que o líquido diminua e fique cremoso.
6. Adicionar a salsinha picada e servir imediatamente com um pouco de azeite por cima e queijo ralado, se desejar.

Nota: O sabor é muito suave. Já estou pensando em acrescentar frango ou linguiça da próxima vez!

5 comentários:

  1. Tati!! A massa ficou linda, parabéns!
    Vc sabe que eu acabei de adquirir uma máquina de fazer massa??? Super coincidencia! Será que depois vc me mandaria o site onde ensina a fazer a massa e utilizar a maquina, quero me aventurar também! ; )
    Beijos e obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Fê,
    O site que usei de guia foi
    http://daminhacozinha.blogspot.com/2008/04/pasta-fazendo-massa-caseira-italiana.html
    Apenas a receita da massa que fiz diferente: usei 200g de farinha, 2 ovos e 1 gema.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Como irei comer bem quando estiver aî! Que delicia! Bjs, mami.

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que a Tati era a responsável pelo sorvete Kibon nas festas!! Estou fascinada.Lindíssimo e chiquérrimo.

    ResponderExcluir
  5. Mãe, vou caprichar quando você estiver aqui, para poder gastar bastante energia nos passeios!

    Si, você me entregou agora... ;-)

    ResponderExcluir