quarta-feira, 27 de junho de 2012

Decorando Bolo com Chocolate

Hoje fiz uma aula de decoração de bolos... AMEI!!! A aula foi só com chocolate, foram mostradas algumas técnicas para iniciantes e depois nós produzimos nossa própria obra de arte.

Eu ia fazer um bolo mais elegante, mas escolhi outra técnica porque queria testar e aproveitar que tinha a ajuda do professor. Achei meu bolo bem "poluído" (duvido que alguém ache os cisnes e os corações!), mas eu queria mesmo testar tudo para fazer valer a pena! E valeu, estou feliz da vida e disposta a treinar bastante! :-)


terça-feira, 26 de junho de 2012

Pão de Queijo

Especialmente para quem mora fora do Brasil, onde não encontramos pão de queijo em qualquer esquina. Essa receita chamou minha atenção por não conter óleo e sim, iogurte! Fiquei muito curiosa, preparei e adorei! O melhor de tudo: exatamente por ter iogurte e não ter óleo, achei apropriada para dar para meu filho também, sem problemas. Sem exagerar no sal, claro...

Uma dica: quando fizer a massa, ela ficará bem pegajosa, não dá para enrolar. Mas no dia seguinte é possível enrolar tranquilamente. Como rende bastante, fiz bolinhas e congelei, ótimo para ter à mão quando bate aquela vontade de comer pão de queijo quentinho... Porém, cuidado! Os pãezinhos precisam ser assados em forma de mini-muffin (ou outra de sua preferência), para manterem o formato. Quando assei as bolinhas congeladas em assadeira comum, elas derreteram e se espalharam, mas o gosto continuou bom!

A receita foi tirada do blog Brazilian Foodie, da minha amiga Priscila, e ligeiramente adaptada.


*************
Pão de Queijo
 
Ingredientes: 

* 500g de polvilho (aqui na Austrália é conhecido como tapioca flour ou arrowroot)
* 2 ovos
* 500g de queijo (usei uma mistura de mussarela, cheddar e parmesão)
* 250ml de iogurte natural
* 250ml de leite
* sal a gosto

Modo de Preparo:
 
1. Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto o polvilho.
2. Colocar o polvilho numa tigela e adicionar a mistura do liquidificador aos poucos, mexendo até ficar homogêneo.
3. Untar formas de mini-muffin com óleo e colocar a massa até a metade.
4. Assar em forno pré-aquecido, 180 graus, até dourar (aproximadamente 20-25 minutos).